No dia a dia, uma pessoa para se manter sempre saudável e até mesmo antecipar qualquer tipo de problema de saúde, agenda consultas médicas e faz os exames recomendados.
Estes exames irão fornecer importantes dados que ao serem analisados de forma correta indicarão se é preciso haver cuidados especiais ou não.
Com um escritório jurídico não é diferente. É necessário fazer o monitoramento para saber onde estão as deficiências da organização, justamente para evitar diversos problemas futuros.
Para isso, é preciso analisar todos os indicadores internos que apresentam resultados negativos ou positivos.
Um departamento jurídico deve ater-se aos negativos, porém devendo encará-los como construtivos.
A seguir, apresentaremos alguns medidores de resultados que demonstrarão de forma quantitativa as informações necessárias para cuidar da saúde do seu departamento jurídico.
Tenha em mente que uma gestão por melhor que seja, ainda pode ser melhorada.
Medidores de resultados de um departamento jurídico
Conforme citado anteriormente, é necessário medir os resultados de um departamento jurídico para saber onde deve ser melhorado. Desta forma, abaixo, listamos alguns desses medidores.
- Perda por Natureza
Fazer a análise dos processos considerados desfavoráveis da empresa deve ser uma atividade diária do departamento jurídico.
Com esta análise, os indicadores poderão ser transformados ou criados em ações preventivas contra novas perdas.
Uma alternativa é criar gráficos que separem os processos considerados desfavoráveis por suas naturezas. Além disso, quantifique quais estão proporcionando mais danos financeiros à empresa.
Agindo desta forma, conseguirá medir exatamente o que está causando problemas à sua organização.
- Duração do contrato
É preciso quantificar a quantidade de dias que um profissional leva para fazer a análise de um contrato. Esta quantificação deve ser desde o dia da requisição até a liberação.
É essencial o conhecimento sobre a demandas de contratos que um departamento lidará, podendo inclusive, ser separado em contratos menos e mais complexos, assim como os mais urgentes.
Este tipo de ação aumenta significativamente a produtividade do departamento jurídico, tornando menos burocrático.
Opte por elaborar relatórios destacando os dias de requisição e de liberação dos contratos que já foram analisados, justamente para poder ter uma visão geral sobre este procedimento.
- Indicadores de Desempenho
Um departamento jurídico precisa a cada dia ser mais estratégico.
Assim, deverá se ater a todo fluxo de trabalho interno.
É muito comum haver a contratação de advogados terceirizados ou escritórios e para isso, existem vários indicadores de desempenho que auxiliam na mensuração dos benefícios que estas contratações proporcionam à sua empresa.
Um mapeamento desses indicadores ajudará na melhoria na gestão dos processos.
É de essencial importância ter relatórios comparativos para verificar as perdas e ganhos dos processos de todos os terceiros, sendo levado em consideração as probabilidades de favorecimento e os valores envolvidos.
Uma alternativa, é separar os processos por área do Direito e fique atento ao período levado na análise, andamento e finalização do processo por cada parte.
Tenha em mente que é preciso fazer um check-up periódico para verificar os problemas.
Esses medidores de resultados podem ser facilmente obtidos por meio da utilização de um sistema que faça o gerenciamento de dados.
O software jurídico da SERCORTES mede todos esses resultados e auxiliar a sua empresa a ser mais competitiva no mercado. O que você está esperando para entrar em contato agora mesmo conosco? Acesse o nosso site.