filmes jurídicos

Os melhores filmes jurídicos dos últimos 25 anos

Existem no mercado cinematográfico diversos filmes jurídicos interessantes, não somente para os estudantes de Direito ou advogados, mas por todos aqueles que gostam de um bom enredo que envolvam questões jurídicas.

Se você estava à procura de sugestões dos melhores filmes jurídicos dos últimos 25 anos, não deixe de conferir este conteúdo!

Os melhores filmes jurídicos dos últimos 25 anos

Os filmes listados estão em ordem alfabética, justamente por optarmos em não estabelecer uma classificação para cada um deles, já que todos são considerados os melhores das últimas duas décadas.

  • Advogado do Diabo

Sinopse: Kevin Lomax interpretado por Keanu Reeves é um advogado em uma pequena cidade da Flórida, com o histórico de nunca ter perdido um caso. Foi contratado por John Milton interpretado por Al Pacino, dono do maior escritório de advocacia em Nova York. Acontece que Mary Ann interpretada por Charlize Theron, esposa do advogado, começa a sentir saudades da antiga casa e começa a ver aparições demoníacas. Já Kevin está empenhado na defesa de um cliente acusado de triplo assassinato e com isso dá menos atenção à esposa.  O mais estranho é que o chefe do jovem advogado, sempre sabe como contornar cada um dos problemas que perturbam Kevin.

  • As Duas Faces de Um Crime

Sinopse: O arcebispo interpretado por Stanley Anderson foi assassinado com 78 facadas em Chicago.  Esse crime chocou a opinião pública e há a suspeita que o assassinato foi praticado por um jovem de 19 anos interpretado por Edward Norton que, ao ser peso, estava vestindo roupas com sangue da vítima.  Um ex-promotor e agora um bem-sucedido advogado interpretado por Richard Gere se propôs a defender o jovem, sem realizar qualquer cobrança de honorários, pois na verdade estava interessado em ser coberto pela mídia, assim como lograr êxito na sua defesa.

  • Filadélfia

Sinopse: Andrew Beckett interpretado por Tom Hanks é um advogado promissor que presta serviço para um escritório tradicional localizado em Filadélfia. Quando descobre que Andrew é portador do vírus da AIDS, acaba sendo demitido. Por isso, acaba contratando Joe Miller que é interpretado por Denzel Washington.  Joe é um advogado negro homofóbico e que se vê forçado a encarar seus próprios preconceitos e medos. 

  • O Informante

Sinopse: No ano de 1994, um ex-executivo de uma indústria do tabaco deu entrevista em um programa jornalístico chamado “60 Minutos”, da rede americana CBS. Na entrevista, ele disse que os mandachuvas da empresa em que prestou serviços sabiam da capacidade viciadora da nicotina, assim como aplicavam aditivos químicos no cigarro, para acentuar ainda mais a característica. Mas, na hora de transmitir a entrevista, a CBS recuou sob a alegação de poderia haver consequências jurídicas fatais. Baseado nessa história, o Informante narra a trajetória do produtor Lowell Bergamn interpretado por Al Pacino e do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand interpretado por Russell Crowe.

  • Questão de Honra

Sinopse: Um soldado morreu acidentalmente em uma base militar, após ter sido atacado por 2 colegas da corporação.  Há suspeita de ter havido o “alerta vermelho”, que é um tipo de punição extraoficial na qual um oficial solicita que seus subordinados apliquem um castigo neste soldado por não ter se comportado corretamente. O caso chega ao Tribunal e um advogado jovem interpretado por Tom Cruise resolve descobrir o que realmente aconteceu e com isso, não faz qualquer tipo de acordo.

Gostou das dicas de filmes jurídicos?  Deixe o seu comentário ou outras sugestões.

Postagens Relacionadas