Resumo
- Conquistar clientes é um dos maiores desafios para advogados recém-formados.
- Em um mercado cada vez mais competitivo, tendências apontam para transformações nas relações de gênero, uso de tecnologias jurídicas e especialização em novas áreas do direito.
- Aparência, comportamento e comunicação são pilares para gestão da imagem e relacionamento com clientes: descubra como elas podem conquistar clientes nas dicas.
- Aplicativos e softwares jurídicos como Recorte Digital da Sercortes são ferramentas importantes para gestão de relacionamento.
Conquistar clientes é um dos maiores desafios para advogados recém-formados. Descubra tendências de mercado, desafios e dicas para jovem advocacia.
Tendências de mercado
Atualmente, existem mais de 1, 2 milhão de advogados registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional). Proporcionalmente, a metade deles corresponde à jovem advocacia. Dados relacionados a gênero revelam que 48% de profissionais atuantes no mercado são mulheres. A proporção entre mulheres e homens é equivalente na Bahia, que está entre os 10 estados com maior número de advogados no país.
As estatísticas demonstram também que a proporção entre advogados e cidadãos brasileiros é de 1 profissional para cada 174 pessoas. Segundo dados da American Bar Association (ABA), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial, perdendo para os EUA e ganhando da China. Nos Estados Unidos, são 1,3 milhão ou 1 advogado para cada 250 pessoas. Na China, são 360 mil ou 1 advogado para cada 4.500 pessoas.
“Temos um papel muito importante no nosso país que é modificar a realidade e fortalecer a advocacia”
(Dra. Sarah Barros, presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia – CCJA, da OAB-BA in Revista da OAB-BA, 2019: p 40)
Quase 1 milhão é o número estimado de estudantes matriculados nas instituições brasileiras. As faculdades de Direito existentes no Brasil são mais de 1.000. O número de instituições brasileiras ultrapassa a soma dos cursos de Direito nos demais países. Segundo matéria publicada no Guia do Estudante, o Brasil possui aproximadamente 1240 cursos de Direito, contra cerca dos 1. 100 existentes no mundo inteiro.
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Desafios
Consultores, pesquisadores e professores do Direito observaram certo hiato entre formação acadêmica e experiência profissional, transformada nas últimas décadas por tendências como uberização, cultura do entendimento, comunicação com público, marketing digital dentre outras. Em alguns casos, tais tendências já foram incorporadas pelas instituições de ensino superior.
Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a notícia de que as disciplinas que tratam de instrumentos de mediação e conciliação são obrigatórias nas grades curriculares das faculdades de Direito, a partir deste ano. Antes oferecidas apenas na pós-graduação ou especialização, agora são matérias na graduação.
Os especialistas projetam um cenário menos litigioso no Brasil do futuro, graças à cultura do entendimento e às tecnologias jurídicas, eficientes para resolver conflitos antes de se transformarem em processos. Tais mudanças trazem oportunidades de atuação dos advogados em novas áreas, num futuro cada vez mais próximo.
Dicas
Conquistar clientes num mercado de trabalho tão competitivo coloca inúmeros desafios para advogados recém-formados. Acompanhar as tendências e debates da advocacia contemporânea é uma das principais estratégias para enfrentar tais desafios. Outras estratégias importantes estão ligadas aos modos de comunicação verbal ou da imagem e identidade profissional.
Saiba como prospectar oportunidades de parceria e conquistar mais clientes, com estas dicas dos especialistas em Direito.
#1- Gestão da imagem profissional
Os cuidados com sua imagem envolvem tanto linguagem verbal como corporal. Pesquisas nas áreas de semiótica e linguística demonstraram que a percepção do outro é formada por mensagens transmitidas através das roupas, postura, gestos, tom de voz e discurso. Ou seja, a imagem que criamos uns dos outros está baseada em aparência, comportamento e comunicação.
A gestão da imagem deve focar atributos profissionais, como a formação acadêmica e as experiências profissionais. Mas, é importante também considerar outros atributos ligados à personalidade e vida social.
#2- Gestão de relacionamentos
A comunicação é um dos pilares para construir relacionamentos e manter vínculos, tanto interpessoais como corporativos. Seja lá qual for o cenário, o cliente deve ser sempre o protagonista. As atitudes também são fundamentais, tais como receptividade e empatia, isto é, colocar-se no lugar do outro (ainda que você não se identifique com seu ponto de vista). Ler nas entrelinhas, observar e escutar atentamente, perceber expectativas e sentimentos são habilidades importantes.
Saiba expressar suas ideias em linguagem compreensível para seus interlocutores, utilizar recursos tecnológicos e gráficos para “traduzir” o juridiquês para um público mais amplo. A combinação entre dados e automação também pode projetar resultados possíveis, o que é importante para seu posicionamento.
#3- Uso de tecnologias jurídicas
Existem aplicativos e softwares jurídicos customizados para organizar agendas e rotinas, ou realizar tarefas importantes, mesmo distante do escritório. Eles permitem criar novos relacionamentos e fortalecer os vínculos já existentes com clientes. Utilizando essas ferramentas é possível acessar dados, gerir redes de contatos e divulgar publicações em redes sociais e blogs.
As tecnologias jurídicas trazem mais eficiência ao integrar sistemas operacionais, armazenamento de dados e análises estatísticas, como avaliações de desempenho individual ou de equipes e planejamento estratégico. Legaltech também reduzem o volume de arquivos analógicos, permitindo armazenar processos judiciais e publicações oficiais em espaços virtuais ou nuvens, organizá-los em sistemas e acessá-los rapidamente.
#4- Publicações nas redes sociais
As redes sociais representam uma nova maneira de comunicar conhecimentos jurídicos relevantes para a sociedade, através de suas publicações. A repercussão das publicações não se deve apenas ao enunciado verbal, mas ao hipertexto, composto pela escrita, imagens e hiperlinks. Considere também aspectos como intencionalidade ou propósitos do autor/editor e responsividade (curtidas e comentários) do público.
Antes de publicar conteúdo, planeje a periodicidade e os temas de suas publicações. É interessante pesquisar páginas de revistas especializadas ou publicações institucionais. Para analisar o hipertexto pode variar segundo os propósitos editoriais de cada revista ou instituição. Tais propósitos não são apenas divulgar conhecimentos, mas também que os leitores acessem os sites ou consumam produtos e serviços.
#5- Website e blog
Os sites e blogs são fundamentais para a visibilidade de advogados ou sociedades de advocacia. Para escritórios pequenos ou profissionais autônomos, existem templates gratuitos que podem ser customizados e os preços para adquirir um domínio personalizado estão cada vez mais baratos. Mas, sociedades de maior porte costumam investir valores mais altos para contratação de desenvolvedores e plataformas de hospedagem.
A consultoria de uma agência ou serviço especializados poderá melhorar a eficiência do seu site, utilizando técnicas e ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) para otimizar a responsividade de internautas para produtos e serviços oferecidos nos sites. Atualmente, o foco das palavras-chave considera também o SEO local para aumentar o tráfego online.
#6- E-mail e Newsletters
O e-mail é uma forma de comunicação direta com quem já faz parte da carteira de contratos, assim como para potenciais clientes. É uma ferramenta que permite analisar a responsividade dos destinatários (abertura de mensagens, cliques em links para baixar materiais promocionais, etc) e segmentar listas conforme interesses ou propósitos dos remetentes.
Endereços de e-mails coletados através do registro de internautas em site e blog constituem uma base de dados importante. Muitas vezes, newsletters enviados por e-mail estimulam o público a explorar publicações nas redes sociais, website e blog ou portal de notícias de sociedades de advocacia.
#7- Especialização
Na advocacia contemporânea, o trabalho em equipes multidisciplinares e a especialização de atividades acompanha outras mudanças corporativas, como excelência de serviços, eficiência operacional, geração de lucros e agressividade na captação e retenção de clientes. Essas mudanças evidenciam o modelo e as lógicas empresariais adotados nas organizações das sociedades de advogados.
Nessa transição, algumas tendências de mercado destacam-se: a internacionalização das carteiras de clientes em grandes escritórios e a crescente demanda para atuação em áreas como direito digital, mediação e conciliação em plataformas de organes privadas.
Pós-profissionalismo
Na sociologia das profissões, os estudos recentes denominam a época atual como era pós-profissional. A desprofissionalização é descrita como uma das principais transformações observadas pelos pesquisadores no mundo de corporações tradicionais, como advocacia, medicina e engenharia.
Porém, há controvérsias quanto à advocacia tradicionalmente praticada no Brasil. A comparação entre as corporações revelaram que não houve uma completa adesão ao paradigma da era pós-profissional nas sociedades de advogados.
Recorte Digital
As tecnologias jurídicas tornaram-se uma poderosa ferramenta na gestão dos negócios e no relacionamento com clientes. Uma das empresas mais tradicionais no serviço de recortes do Diário Oficial, a Sercortes acompanhou as inovações tecnológicas e mantém sua excelência com Recorte Digital. Teste gratuitamente por 15 dias.