Já pensou na gestão de contratos com (e sem) um software jurídico?

Alguns profissionais costumam ainda utilizar as tradicionais planilhas para fazer a gestão de contratos, porém existe no mercado formas mais eficientes para realizar essa gestão, como o software jurídico.

Se você nunca ouviu falar dessa ferramenta que auxilia muito no dia a dia da gestão de contratos, então está na hora de conhecer!

Quer saber mais sobre a gestão de contratos com ou sem software jurídico?  Confira!

Gestão de contratos – O que é?

A gestão de contratos não engloba somente monitoramento, mas também verificação de todas as etapas do documento.

O gestor tem como função registrar todos os eventos e ações que tenham relação com o contrato para fins de auditoria e controle, assim como também detectar falhas e ocorrências que possam impactar de forma negativa no cliente ou empresa.

Além disso, cuida para que todos os documentos que comprovem o cumprimento das obrigações e prazos, como por exemplo, notas ficais, atas, fotos, certificados e outros, estejam arquivados.

Outra função da gestão de contratos é avaliar se as obrigações foram cumpridas com qualidade, com a consequente minimização dos riscos relacionados as cláusulas arriscadas ou mal redigidas, assim como também, criticar e propor melhorias nos documentos.

Gestão de contratos – Qual é a sua importância?

A gestão de contratos não deve ser considerada somente uma atividade burocrática ligada a obrigações e prazos, mas sim a uma parte essencial de qualquer empresa.

Uma cláusula contratual mal redigida, descumprimento de determinadas obrigações ou quebra de contrato podem trazer muitos prejuízos para uma empresa, como financeiro, operacional e até mesmo judicial.

Portanto, a gestão de contratos não é apenas um controle, mas sim uma proteção para a empresa ou escritório, focada nas boas práticas, oferecendo bons argumentos para o momento da negociação e reduzindo custos junto aos fornecedores.

Gestão de contrato – Com software jurídico ou sem?

A gestão de contratos, conforme falado anteriormente, não é apenas um monitoramento, mas sim uma forma estratégica de analisar documentos.

O problema é que muitas empresas continuam trabalhando com planilhas, que possuem recursos limitados, já que não são capazes de gerar relatórios e análises globais.

É muito importante contar com uma ferramenta que possa auxilia na hora de tomar decisões com qualidade.

O que é melhor:  utilizar as antigas planilhas ou utilizar um software jurídico?  Pois bem, sem sombras de dúvidas, utilizar um software jurídico é a melhor alternativa, não só pela celeridade, mas também por suas inúmeras funcionalidades.

Gestão de contratos – As funcionalidades de um software jurídico

Ao utilizar um software jurídico na gestão de contratos, será possível criar relatórios, organizar e visualizar o ciclo de vida do documento.

Além disso, poderá arquivar todos os documentos que comprovem o cumprimento de prazos e obrigações de cada contrato.

Com a utilização de um software jurídico, o acesso aos dados e informações é muito mais rápido e organizado, o que otimiza o trabalho.

É possível ainda criar lembretes quanto aos prazos a serem cumpridos, o que ajudará na prevenção de multas ou demais penalidades.

Portanto, contar com ferramentas que ajuda a minimizar riscos, não é luxo, mas sim uma necessidade.

E o que você está esperando para também implementar o uso de um software jurídico?

Entre em contato com a Sercortes agora mesmo e peça o seu teste gratuito.

Postagens Relacionadas