rescontabil-1

5 Erros Mais Comuns em Escritórios de Advocacia

Até mesmo advogados experientes são passíveis de erros. Quer dizer, com o cotidiano corrido que contem nos escritórios de advocacia, isto não é nada raro.

O gestor de grandes escritórios precisa adotar hábitos produtivos que beneficiem a equipe e o cotidiano de trabalho. Porém, vários, ainda assim, não podem moldar a administração de maneira que o exercício jurídico funcione bem.

Separamos os cinco erros mais comuns dos mais comuns nos escritórios jurídicos. Eles estão relacionados tanto à administração do negócio quanto aos serviços.

#1 Não deixar clara a forma de cobrança: Fora da área de Direito, poucas pessoas sabem o que são honorários. Portanto, não explicar isso aos clientes de forma clara e contando como os serviços do escritório de advocacia são cobrados é um dos maiores erros jurídicos, que podem até gerar problemas futuros.

#2 Não ter um controle financeiro: Uma atividade primordial de todo bom gestor de grandes escritórios é o bom controle financeiro. A advocacia já convive com a dificuldade da incerteza do momento dos ganhos, uma vez que as ações podem demorar muito no Poder Judiciário. Entretanto, os custos fixos do negócio são determinados. Por isso, a ausência de um controle das finanças do escritório pode comprometer seu crescimento. Se os honorários não são bem definidos, se não se sabe a margem de lucro em cada negociação, é possível que o escritório esteja perdendo muito dinheiro.

#3 Não abusar da tecnologia: O gestor de grandes escritórios que não abusa da tecnologia comete um erro de administração comprometedor. A tecnologia pode resolver todos os problemas relatados anteriormente: automatizar tarefas repetitivas, auxiliar no controle financeiro e no relacionamento com o cliente. Além disso, o volume de processos nos grandes escritórios pode comprometer a organização da gestão. Plataformas, aplicativos, internet e software jurídico são, atualmente, imprescindíveis na advocacia.

#4 Não utilizar um software jurídico: Um grande escritório que não possui um software jurídico terá seu crescimento limitado. Por este motivo, o gestor deve ter a preocupação em procurar uma solução completa para administrar o negócio. Softwares jurídicos, como o CPJ, são fundamentais na estratégia dos escritórios de advocacia.

#5 Não cumprir com os prazos definidos: o não cumprimento dos prazos, é o quinto erro mais comum entre os escritórios de advocacia, que pode gerar punições, multas e sérias consequências. Isso se deve, em parte, à agitada rotina dos profissionais, que possuem diversos casos para cuidar ao mesmo tempo.

Uma boa saída para evitar esse tipo de erro é bem simples: Basta automatizar processos, utilizar softwares e ferramentas de gestão de tempo, que controlam prazos e trâmites internos, e também recorrer a opções que evitam a burocracia.

E você? Já consegue driblar esses erros?

Ainda não é nosso cliente e deseja ter o acompanhamento de algum Diário Oficial diariamente no nosso APP? Entre em contato conosco e solicite o seu período de teste GRATUITO!

Telefone: (71) 3241-5934 / 3241-2802

E-mail: sercortes@sercortes.com.br

Postagens Relacionadas