Dicas exclusivas para conseguir mais clientes na advocacia

Modelo de Negócios

Conseguir mais clientes é um ponto importante em qualquer plano de gestão em escritórios de advocacia e empresas jurídicas. O assunto desperta interesse entre advogados, tanto recém-formados como bastante experientes. Porém, a gestão de negócios geralmente não faz parte dos programas das disciplinas ou currículos dos cursos de Direito.

Tal demanda requer o auxílio de perito ou assistente técnico especializado em Publicidade e Inbound Marketing. Muitos escritórios contratam agências de Marketing Digital ou Marketing Jurídico, para realizar atividades online e atrair novos negócios, criar relacionamentos e construir uma identidade de marca. 

Há diferenças entre Marketing Digital e Marketing Jurídico? Quais os desafios para adequar estratégias e ferramentas de campanhas online ao Código de Ética da Advocacia? Quais os limites da publicidade da Advocacia? Como oferecer atendimento de excelência no mercado e, ao mesmo tempo, aumentar a rentabilidade dos negócios com maior número de clientes?

O Marketing Digital desenvolve ações estratégicas para SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.  Todas essas formas de publicidade combinam técnicas de atração baseadas em emoções, análise de dados e mídias digitais. A publicação de informações relevantes em mídias digitais e redes sociais faz parte dessas estratégias de propaganda, para garantir a visibilidade de determinada marca frente à audiência.

As técnicas de Marketing Jurídico são muito semelhantes, especialmente as estratégias para geração de conteúdo, como publicações em blogs, podcasts, vídeos, webinars, e-books, newsletters, whitepapers e outras. Cada uma dessas publicações deve ser utilizada estrategicamente: por exemplo, blog pode atrair visitantes depois convertidos em clientes, enquanto whitepaper é indicado para clientes fiéis.

Dicas exclusivas

Leia a seguir 7 dicas exclusivas para construir autoridade e fortalecer a imagem profissional, ganhar visibilidade e audiência na internet, prospectar novos clientes e oportunidades de negócios para seu escritório.

#1 – SINTONIZE SUA AUDIÊNCIA

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são canais de interação com o público. É importante observar emoções, identificar motivações ou necessidades de visitantes e clientes, para oferecer serviços atraentes ao público e adequados às demandas sociais e do mercado local. 

#2- WEBSITE INSTITUCIONAL

#3 – BLOG

Os blogs são estratégicos para o Marketing Jurídico. Além de promoverem a interatividade com a audiência, eles também divulgam conteúdos informativos e relevantes em linguagem acessível ao público mais amplo.  Tais conteúdos podem ampliar sua visibilidade nos resultados de pesquisa de motores de busca, como Google.

#4 – REDES SOCIAIS

As redes sociais são importantes para gerar tráfego para um domínio, isto é, direcionar certo público para determinado website ou blog. Mas, isso não é tudo o que as redes sociais oferecem aos usuários. Atualmente, criar contas, editar perfis ou publicar páginas em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Tik Tok, Linkedin e outras redes tornou-se imprescindível para divulgar publicações e promover ações de Marketing Jurídico, como palestras, congressos, revistas, blogs.

#5 -INSTAGRAM

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil e em todo o mundo.  De acordo com informações da própria plataforma, seus usuários chegaram a 1 bilhão, em 2019. Os norte-americanos lideram o ranking e em seguida estão os brasileiros.

Fotografias e vídeos são as linguagens que produzem maior engajamento nas redes sociais. No Instagram, é possível publicar conteúdos, até mesmo no formato de uma revista, em perfis institucionais. A rede geralmente é utilizada para direcionar usuários para sites de marcas, que divulgam seus produtos e serviços na plataforma.

#6 – EMAIL E NEWSLETTERS

O e-mail é uma excelente ferramenta de marketing e um canal de comunicação direta com a audiência. Permite analisar informações (abertura de mensagens, cliques em links para baixar materiais promocionais e etc.), segmentar listas conforme interesses dos usuários e automatizar respostas.

Muitas vezes, newsletters enviados por e-mail estimulam o leitor a explorar publicações no blog, portal de notícias ou canal de vídeos de uma empresa ou escritório.

#7 – TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO

Os softwares e aplicativos jurídicos são estratégicos para criar novos relacionamentos e fortalecer os vínculos já existentes. A automação permite acessar dados gerir redes de contatos e divulgar conteúdos de marketing, eventos fora do escritório etc.

O uso das tecnologias digitais tornou mais fácil documentar e avaliar estratégias usadas, compreender erros e tomar decisões baseadas em dados objetivos. Algumas ferramentas possibilitam mensurar a rentabilidade dos investimentos em marketing.

Para entender direito

As duas formas de publicidade, Marketing Digital e Marketing Jurídico, empregam métodos e ferramentas semelhantes na execução de suas ações online. Mas, a publicidade é pautada pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. O briefing para campanhas de Inbound Marketing da advocacia é ajudar pessoas, com a publicação de conteúdos informativos e relevantes para seus clientes e o público em geral.

“Temos um provimento hoje que é de 2000 e que não contempla todos os meios de publicidade atuais, como as redes sociais. Queremos ouvir toda a advocacia através de audiências públicas que realizaremos nos estados, em todas as seccionais. “

Raghiant Neto, secretário-geral adjunto da OAB Nacional.

Muitos escritórios de advocacia e empresas de softwares jurídicos divulgam seus serviços através de postagens em blogs, redes sociais e outras mídias digitais, voltadas para a construção da autoridade da sua “marca”. Tal autoridade não é apenas uma imagem projetada em campanhas midiáticas. Ao contrário, ela é construída pela excelência profissional associada a uma marca.

Art. 39. publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

(Código de Ética e Disciplina da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil)

Art. 46. A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.

Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.

(Código de Ética e Disciplina da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil)

A Sercortes, empresa especializada em Recorte Digital dos Diários de Justiça, aderiu à publicidade online, oferecendo aos clientes e público em geral informações sobre tecnologias jurídicas, gestão de dados e serviços em seu Blog Informativo.

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